05 coisas que você deve considerar ao comprar cortinas
Comprar cortinas parece um tanto óbvio, mas na verdade, tem muitos detalhes que temos que levar em consideração. Por isso, listamos fatores importantes que devem fazer parte da sua avaliação antes da compra.
Veja a seguir 5 dicas imperdíveis para a escolha da cortina ideal.
Função
Decida qual a função da cortina no seu ambiente. O objetivo é bloquear toda a luz solar e deixar o quarto 100% escuro? Ou talvez você queira explorar o máximo de luz natural para um ambiente claro mantendo a privacidade? As janelas que você deseja cobrir estão voltadas para o lado que bate mais sol? Você precisa de conforto térmico? Ou sua casa está localizada em uma rua movimentada e o controle de ruídos é sua prioridade? Em outras palavras, a finalidade das suas cortinas irá influenciar no estilo e no tecido que você escolher.
Decoração
A escolha de cores ousadas e tons mais marcantes podem ser divertidas e trazer um ar de exclusividade. Em contrapartida, os tons sutis trazem mais harmonia, o que torna o ambiente mais acolhedor. É fundamental escolher uma cortina que complemente o estilo de decoração do seu ambiente. Portanto, antes de tomar sua decisão, lembre-se: cortinas dão um toque final à decoração. Por isso, leve em consideração o tom dos móveis e as cores das paredes e revestimentos.
Varão x Trilho
Da mesma forma, dê a devida atenção a escolha do suporte ideal para a cortina: varão ou trilho suíço. O trilho suíço veio para substituir as cortinas de ilhós. Neste sistema, o rodízio corre por dentro do trilho, tornando o movimento de abrir e fechar a cortina mais fluido. Atualmente, a tecnologia nos permite ter opções muito práticas e elegantes.
Uma dica: se você não tem cortineiro, o varão é uma ótima alternativa, pois ficando visível ele tem um acabamento sofisticado e conta com acessórios que valorizam sua cortina.
Se você optou por ter cortineiro, o mais indicado é o trilho suíço que fica embutido, com ele, apenas o tecido fica aparente, como se a cortina estivesse saindo do teto.
Tamanho
Não existe “medida padrão” quando se trata de cortinas. Então, não adivinhe as dimensões – nunca! Faça questão de medir a largura e a altura das janelas antes da compra. Escolher as melhores cortinas para o seu ambiente não é ciência do foguete. O segredo é obter as medidas corretas. Se sua intenção é aumentar um pouco a altura do cômodo, o ideal é prender a cortina cerca de 15 a 20 centímetros acima da janela. A dica de ouro para quem tiver um teto baixo é optar por cortinas do teto ao chão. Isso trará a sensação de um ambiente muito maior. Portanto, escolha o que funciona melhor para você.
Investimento
A compra da cortina será para uma janela ou para a casa toda? O valor da cortina é determinado por uma série de fatores, principalmente quando são feitas sob medida. O estilo da cortina e o material usado também são levados em consideração. Portanto, considere investir um pouco mais em certas janelas e reduzir em outras. Cortinas sob medida agregam mais valor ao seu imóvel, deixando-o mais requintado.
Com essas dicas em mente, você estará preparado para encontrar a cortina perfeita para o ambiente, lembre-se que um bom profissional é um auxílio indispensável neste processo.
Para conhecer mais sobre cortinas e persianas, você encontra aqui.